quarta-feira, 3 de novembro de 2010

"

 De tudo ficaram três coisas:


A certeza de que estamos sempre começando...
A certeza de que é preciso continuar...
A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar...

Portanto devemos fazer:

Da interrupção um caminho novo
Da queda um passo de dança
Do medo, uma escada
Do sonho, uma ponte
Da procura... um encontro.

Fernando Sabino
                            Até 2012 ..... Kátia


Caros colegas, queridos amigos

No último dia 28 de outubro, durante o Brasil Forense 2010, em Cuiabá-MT, houve eleição para a nova diretoria da Associação Brasileira de Medicina Legal, e a chapa eleita foi aquela presidida pelo colega Antônio Batista de Queiroz, médico-legista daquele estado, por 57 a 42 votos, a quem parabenizamos.

Agradecemos imensamente a todos os colegas e amigos que nos apoiaram presencialmente com seus votos, como seguidores deste blog e através de mensagens de incentivo, demonstrando um profundo e sincero desejo de mudança nos rumos da ABML, mudança essa alicerçada no interesse e benefício coletivos, que acreditam que é hora de uma ABML forte e transparente, com a dimensão que merece, com o tamanho que seus sócios podem lhe dar.

O início da mudança já se faz sentir, o que foi comprovado através da expressiva votação obtida pela Chapa 2. Seguiremos nesta caminhada e nos encontraremos em Fortaleza, no BRASIL FORENSE 2012!

Até lá continuem nos acompanhando aqui no http://abmlforteetransparente.blogspot.com


Recebam as cordiais saudações de

Débora, Kátia, Átila, Crístofer e Lincoln


segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Pagamento das anuidades para votar e ser votado

Atenção!

Para estar apto a votar no dia 28 é necessário estar em dia com as anuidades de 2009 e 2010.

A secretária da ABML, Srta. Michele, encontra-se em Cuiabá e não tem condições no momento de emitir boletos. O pagamento pode ser feito como depósito bancário, inclusive pela internet.

O comprovante deverá ser apresentado no momento da eleição.

Valores das anuidades     2009 - R$ 340,00
                                         2010 - R$ 370,00

BANCO DO BRASIL
Agência 2945-9
Conta corrente 400610/0

Currículo de CRÍSTOFER DIEGO BERALDI MARTINS


     








·        Graduado em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC-PR (1999)
·        Especialista em Medicina Legal pela ABML/AMB (2002)
·        Pós-graduado em Genética Forense pela UFPA (2005)
·        Doutorando em Bioética pela FMUP/CFM (2010 - 20012).
·        Médico Legista da Polícia Civil do Distrito Federal
·        Professor de Medicina Legal e Deontologia da UNIPLAC


domingo, 24 de outubro de 2010

MENSAGEM DO DR. ABRÃO LINCOLN DE OLIVEIRA

A toda a comunidade filiada ou não a ABML.
 Sou ABRÃO LINCOLN DE OLIVEIRA, atual Tesoureiro da ABML. Penso que para candidatar-se a um cargo diretivo de instituição de classe, o mínimo que se espera, é que, além de abnegação e entrega, tem que ter algum tempo disponível para exercer o mandato outorgado pelos sócios. Quando fui convidado para ser Tesoureiro no Congresso realizado em Palmas, não entendi o porquê do convite, já que não era ligado a nenhum grupo relacionado à ABML. Depois compreendi, a chapa tem membros de diversos estados da federação (para ganhar a eleição), já que no grupo, pouca ou nenhuma afinidade existia. Tenho a plena convicção que fizemos muito pouco pela ABML.
Recentemente em um encontro com o atual presidente da ABML, perguntei-lhe se ele se candidataria à reeleição. Ele disse-me que não, perguntou-me se eu queria candidatar-me, eu disse-lhe que gostaria muito, mas que no momento eu não teria como, já que a figura do presidente da ABML é demais importante e eu não teria tempo para o cargo. Ele disse-me que o Dr. Queiroz estava pleiteando o cargo de Presidente. A ABML é uma entidade representativa de classe, e todos têm o direito de formar uma chapa e concorrer. Espero que o Congresso de Cuiabá seja um sucesso, porém tenho pouca esperança de que o seja. Pouco soube do Vice-presidente em Brasília representando a ABML; a divulgação do Congresso maior de Medicina Legal ficou abaixo das expectativas.
A figura do presidente da ABML é ímpar, a chapa que a Drª. Débora encabeça surgiu do descontentamento de diferentes membros da ABML, inclusive de membros da atual diretoria e de amigos de componentes da chapa encabeçada pelo Dr. Queiroz, que sentiram que a Drª. Débora é esta pessoa que teria condições de dar sangue novo, oxigenar a ABML com idéias de modernização. Nós respeitamos e reverenciamos os diversos componentes da chapa do Dr. Queiroz, professores renomados e médicos de caráter ilibado, porém sabemos que a ABML está estagnada, encolhendo com o passar dos anos devido a sua clara ineficiência. Nossa chapa também é composta por Professores, Diretores de IMLs, Ex-diretores, médicos renomados em seus estados e, principalmente, com idéias novas.
A ABML é grande no nome, porém o que se vê na hora de formar uma chapa para concorrer é que faltam nomes, é um “cata-cata” para compor a chapa. Sabemos que a divisão é ruim, o ideal é que tivéssemos uma chapa de consenso. O Dr. Queiroz foi contatado, porém ele precisava da benção do “papa” que não foi dada. Então vamos para o embate nas urnas. As pessoas que compõem nossa chapa só têm um interesse: O ENGRANDECIMENTO DA MEDICINA LEGAL. Não podem nos acusar de aventureiros, irresponsáveis, que vamos levar a ABML para caminhos desconhecidos, que somos inexperientes, etc. ... MAIS UMA VEZ ROGO AS DUAS CHAPAS CONCORRENTES E A TODOS OS MEMBROS DA ABML PARA QUE UNAMOS AS FORÇAS PARA UMA ABML FORTE, CAPAZ DE ENFRENTAR OS DESAFIOS QUE ORA SE ANUNCIAM.

DR. ABRÃO LINCOLN DE OLIVEIRA

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

CRITICAR FAZ BEM

Prezados Colegas,
  
Parabenizamos a chapa do colega Queiroz.

A existência de correntes enriquece qualquer grupo e significa o exercício da pluralidade, da concorrência leal submetida à avaliação dos associados pelo voto.

Consideramos importante a manifestação de apoiadores, particularmente se sempre estiveram à testa de algo, pois isso posiciona bem as vertentes.

Não temos a ambição de obter poder através da ABML;  temos o desejo de servir aos associados e à instituição, que é muito maior que o mais ilustre dos nomes.

Nosso insurgimento não é pessoal, deve-se, principalmente, ao que não tem sido feito pela ABML.

Há duas bandeiras postas, colegas de valor defendendo posições diferentes.

Caso ache que a ABML vai bem, respeitaremos sua decisão.

Caso considere que a ABML, além do Congresso, pouco lhe propicia, gostaríamos de ter a chance de modificar esta situação.

Não fazemos promessas, temos propostas. Prometemos apenas trabalho com foco no associado.

PROPOMOS  TAMBÉM, QUE NÃO SE VIRE AS COSTAS ÀS CRÍTICAS DOS ASSOCIADOS: ELAS AJUDARÃO A FAZER A ABML MELHOR.

Não defendemos a crítica agressiva e irresponsável, mas preocupa-nos muito qualquer proposta de  cerceamento à crítica.

Criticar é democrático, criticar faz bem, autocrítica acima de tudo.

Rejeitar a crítica significa: calem-se, silenciem, submetam-se. Significa que alguns são os eleitos. Não é isso que queremos, é isto que deve mudar.

SIM A LIBERDADE DE EXPRESSÃO, SIM A CRÍTICA!

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Identifique-se!


Para facilitar a postagem de comentários por parte dos colegas optamos pela não exigência de informação de e-mail. No entanto, solicitamos que o remetente se identifique pelo nome e sobrenome, e preferentemente, também informe o Estado em que atua.

Fusão ABML/SBPM


Colegas,
Recebemos diversas mensagens inquirindo sobre a posição dos componentes deste chapa em relação à fusão da Associação Brasileira de Medicina Legal com a Sociedade Brasileira de Perícias Médicas.
A posição é aquela mencionada em nossa mensagem de lançamento da chapa, transcrita neste blog, de que "a fusão que vem sendo articulada entre o atual presidente da ABML com a Sociedade Brasileira de Perícias Médicas é tema urgente e deve ser apreciado em Assembleia Geral, pois se trata de questão muito importante cujas regras não foram divulgadas. Questões desta natureza exigem ausculta aos associados!"
É nosso entendimento que todos os aspectos - positivos e negativos - devem ser amplamente discutidos e conclamamos todos os associados da ABML a fazê-lo por ocasião do congresso ou, antecipadamente, através deste blog.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Mensagem pelo DIA DO MÉDICO

No Dia do Médico parabenizamos  todos os colegas que escolheram a labuta na Medicina Legal, eis que não apenas se dedicam a mitigar o sofrimento físico e emocional de seus semelhantes, mas também buscam atuar na concretude de um mundo de mais Justiça!

Currículo de ABRÃO LINCOLN DE OLIVEIRA

                                  











  •  52  anos
  •  Médico há 26 anos
  •  Médico legista há 22 anos
  •  Ex-diretor do IML do Rio de Janeiro
  •  Atual Tesoureiro da ABML
  •  Motivação para concorrer nesta Chapa: MUDANÇA

Currículo de GÉRSON ODILON PEREIRA




 







 
·         49 anos
·     Médico-legista e médico do trabalho
·     Conselheiro do Conselho Regional de Medicina de Alagoas
·     Professor de Medicina Legal, Deontologia Médica e Bioética da Universidade Federal de Alagoas
·     Diretor do Instituto Médico-Legal Estácio de Lima de Alagoas
·     Membro da Câmara Técnica de Medicina Legal do Conselho Federal de Medicina
·     Doutorando em Bioética pelo Conselho Federal de Medicina e pela Universidade do Porto (Portugal)

Currículo de KÁTIA SOUZA CARVALHO



  • Formada em Medicina pela UFES ( Universidade Federal do Espírito Santo) em 1986
  • Residência Médica em Cirurgia Geral (Hospital Rocha Faria – RJ)
  • Residência Médica em Cirurgia Pediátrica ( IASERJ – RJ)
  • Pós-Graduação em Cirurgia Pediátrica ( PUCC – RJ)
  • Pós-Graduação em Psiquiatria e Dependência Química ( UniSãoPaulo)
  • Mestrado em Biologia Buco Dental ( área de atuação Odontologia legal e Deontologia)
  • Médica Legista desde 1992 – DML- ES
  • Diretora do Departamento Médico Legal Vitória- ES ( 2002 a 2010)
  • Presidente da COOPERCIPES ( Cooperativa dos Cirurgiões Pediátricos do ES por 04 mandatos)
  • Professora de Medicina Legal da Universidade Federal do Espírito Santo
  • Professora de Medicina Legal para o curso de Medicina e Direito da Univix
  • Professora de  Habilidades Clínicas para o curso de Medicina da UVV
                    

domingo, 17 de outubro de 2010

Currículo de ÁTILA VELHO

·     
     Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – UFCSPA (1981). Residência Médica no Serviço de Cirurgia da UFCSPA, na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (1982/1983).
·     Especialista em Cirurgia Geral pela AMB.
·     Especialista em Medicina Legal pela ABML.
·     Mestrado em Gastroenterologia pela UFRGS (1999). Doutorado em Cirurgia pela UFRGS (2002).
·     MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas - FGV (2008).
·     Professor Assistente, concursado, de Medicina Legal da UFCSPA (1990/2002).
·     Professor Adjunto, Regente da Disciplina de Medicina de Urgência e Trauma do Departamento de Cirurgia da UFCSPA (2003 em diante).
·      Coordenador do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Medicina de Urgência e Trauma do IEP do Hospital Moinhos de Vento (HMV).
·      "State Faculty" do programa ATLS do American College of Surgeons.
·      Membro Titular da ABML, CBC, SBAIT, SPT, SOBRACIL, SOBRADPEC e SOCIGERS.
·      Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7352003958043807

Currículo de DÉBORA VARGAS


  • Nome completo – Débora Maria Vargas de Lima
  • Data e local de nascimento – 04/09/1956, em Porto Alegre.
  • Formação – Medicina em 1980 na UFRGS.
  • Perita Médico-Legista do Departamento Médico Legal do Rio Grande do Sul desde 1988.
  • Professora de Medicina Legal em diversos cursos de formação da Polícia Civil, da Brigada Militar, do Corpo de Bombeiros e da Superintendência de Serviços Penitenciários do RS, tendo recebido o Título de Professora Honorária da Acadepol no ano 2000.
  • Participante, expositora e membro de comissões organizadoras de diversos encontros, mesas-redondas e congressos na área da Medicina Legal em âmbito estadual, nacional e internacional.
  • Membro da Comissão Organizadora do BRASIL FORENSE 2002, promovido pela Associação Gaúcha dos Peritos Legistas, realizado em Porto Alegre em Outubro de 2002.
  • Sócio-fundadora da Associação Gaúcha de Peritos Médico-Legistas, Odonto-Legistas e Químico-Toxicologistas – AGAPEL, em 1991, onde ocupou diversos cargos.
  • Representante do Instituto-Geral de Perícias do RS na Agência Regional da Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP no RS em 2003 e 2004.
  • Secretária-Geral da ABML no biênio 2002-2004.
  • Presidente do Sindicato dos Servidores do Instituto-Geral de Perícias – SINDIPERÍCIAS-RS no biênio 2004-2006.
  • Representante do DML-RS na Câmara Técnica de Perícias Médicas do CREMERS de 2006 a 2008, e fundadora da Câmara Técnica de Medicina Legal do CREMERS em 2010.
  • Membro da Comissão de Diretores de IMLs da Senasp-MJ para o Estudo dos Institutos Médico-Legais do Brasil em 2007 e 2008.
  • Membro do Grupo Multidisciplinar de Peritos Independentes para a Prevenção da Tortura e da Violência Institucional da Secretaria Especial dos Direitos Humanos – SEDH da Presidência da República.
  • Diretora do Departamento Médico-Legal do Estado do Rio Grande do Sul desde 2007.

sábado, 16 de outubro de 2010

Caros colegas!

Eis que se aproxima o dia de novas eleições para a ABML, que acontecerão no BRASIL FORENSE 2010, neste mês, em Cuiabá-MT.

Preocupados com a entidade mais importante da Medicina Legal do país desejamos assumir seu leme, renová-la administrativamente e mudar suas práticas, entendendo como fundamental adotar novos valores, decisões coletivas e transparência.

  Por isso decidimos concorrer à próxima eleição para o Biênio 2010-2012:

Presidente             Débora Maria Vargas de Lima (RS)
Vice-presidente      Kátia Souza Carvalho (ES)
Secretário-geral     Átila Varela Velho (RS)
1º Secretário          Crístofer Diego Beraldi Martins (DF)
Tesoureiro             Abraão Lincoln de Oliveira (RJ)
Pres. Conselho Técn.-Científico     Gérson Odilon Pereira (AL)

Dentre as diversas ações a serem desenvolvidas entendemos como prioritárias:
·          LUTAR pela autonomia dos órgãos de perícia oficial
·          ELABORAR recomendações para a estruturação de IMLs
·          CRIAR protocolos periciais médico-legais
·          CRIAR Câmaras Técnicas Médico-legais nos Conselhos Regionais
·          ORIENTAR os exames DPVAT
·          REESTRUTURAR administrativamente a ABML

A fusão que vem sendo articulada entre o atual presidente da ABML com a Sociedade Brasileira de Perícias Médicas é tema urgente e deve ser apreciado em Assembléia Geral, pois se trata de questão muito importante cujas regras não foram divulgadas.

Questões desta natureza exigem ausculta aos associados!

Também é de grande importância trabalharmos em conjunto com os órgãos federais: SENASP – Secretaria Nacional de Segurança Pública – do Ministério da Justiça, responsável por contemplar os IMLs com equipamentos modernos e cursos de atualização aos peritos; SEDH-PR - Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, que age no combate à tortura por agentes de Estado.

Além destas lutas importantes de nossa especialidade, desejamos modernizar nossa sociedade aproximando-a de seus associados e oferecendo serviços que facilitem seu acesso às informações científicas, entre outras diversas ações que temos planejado.